Image Map

13 agosto 2014

HTW - Dicas Iniciais + Como escolher um nome para fanfic


Hey Judes! <3 Tudo bem com vocês?

Sabe... Eu sei que estou de intrometida aqui, afinal, o que é essa de HTW? Bom gente, eu andei pensando seriamente sobre ajuda para autoras depois que percebi fanfics abandonadas, escritas de qualquer jeito, e assim vai. Então eu - e com a aprovação da Bellice - decidi fazer uma coluna no Help chamada How To Write (e daí vem as siglas HTW), ou Como Escrever em português.
A coluna traz umas dicas sobre tal tema toda semana, como gênero (suspense, romance...), categorias (one direction, justin bieber...) e até dicas!
E hoje vai ser o que, tia Ju? Dicas para iniciar uma fanfic e como escolher um nome para ela!



+++
Bom, eu vou separar em dois o post, okay? A parte das dicas e a outra a parte de escolher o nome.
Então vamos lá! ;)


Dicas Iniciais: São coisas básicas que ajudam em um bom desempenho para a estória, servindo como apoio para autores necessitados.

Português: "E ele começou a ter uma hemorragia de sangue", alguém sabe quais são os erros do trecho citado? São duas (uma delas foi mais pra observação) coisas bem utilizadas nas fanfics que despertam um mal olhar do leitor para a estória, são os seguintes:

- Pleonasmo: Pra quem não sabe, pleonasmo é a repetição de palavras que condizem a mesma coisa, escrito de maneira diferente.
Exemplo: subir para cima.
O que aconteceu ali foi o "hemorragia de sangue". A hemorragia já é de sangue, não existe outra, então não tem necessidade de colocar o "de sangue".
- Enrolar: " E ele começou"? Tudo bem que foi só uma palavra, mas isso acarreta um diálogo desinteressante entre leitor e autor (porque normalmente isso é empregado em muitos outros trechos do mesmo texto), assim como o exemplo abaixo.
Exemplo: ele começou a fazer alguma coisa que se chamava torta de maçã.
Você pode trocar o "começou a fazer alguma coisa" por "fez", simples.
Clichê: Se eu escrevesse todos os clichês que li encheria esse post até sabe-se onde, então uma dica antes de qualquer coisa:
 Use SIM o clichê, mas com moderação 
Sabe por que com moderação? Se você colocar em uma só estória "felizes para sempre", "pais a abandonaram ou morreram" e "garota enciumada" o resultado é apenas um mesclado de um fim previsível, o que eu quero que vocês tentem desviar.
Mas tia Ju, eu já escrevo um clichê e quero seguir suas dicas, o que vou fazer? Easy, esqueça o clichê. A garota foi pra Londres e se apaixonou e quer terminar com o garoto? Faça um término imprevisível. Não venha com e ele traiu ou ela que teve um problema
porque a amiga falou que ele é isso e aquilo, é clichê.
Separação de capítulos: Essa fina arte de separar os capítulos corretamente merece uma tag, não acham?
Início do capítulo - É constituido por uma filosofia do personagem que narra, mostrando seu ponto de vista da situação ou acontece uma continuação do final do capítulo.
Final do capítulo - Algo que surpreenda o leitor, um suspense, uma troca de opiniões dos personagens. Normalmente para no momento X para dar o gosto do "quero mais" dos leitores.
Descrição - Essa parte é como uma peça de vidro: qualquer bobeira quebra. Como assim? Existem autores (as) que descrevem um ambiente bem pouco, outras até demais. Isso é um problema dependendo do gênero da fanfic.
Por exemplo, os suspenses/terrores/dramas merecem uma boa descrição, mas não tão exagerada.
Um personagem morreu? Ótimo, não fique filosofando por três capítulos sobre como a vida é injusta e afins. Tente mudar o rumo, fazer ele superar, algo inevitável acontecer, talvez até um clichê (lembrando que clichê nunca é só sobre amor).
Vou escrever um exemplo sobre um drama, ok?

A multidão se aglomerava em volta do desastre, como se aquilo mudasse em algo suas vidas.
- MARY! MARY! - alguém gritou em meio ao silêncio e murmúrios, enquanto a dona do nome se mantinha estatelada em meio ao asfalto, sentindo o mundo desabar.
Não era só seu mundo.
Seus sonhos, seu futuro. Tudo o que ela podia tornar diferente no mundo não existiria porque simplesmente um bêbado a atropelou e fugiu.

Bom, essa é uma parte que quer dizer um pouco do que eu tentei passar.
Quando descrever as coisas, tomem cuidado em dizerem "coração partido bruscamente como um infarto fulminante " no lugar de "coração apertado", mas também lembrem de descrever E fazerem as cenas passarem.
Quando alguém vai levar um tiro o mundo não para só pra ele filosofar sobre vida e morte, capitche?



Escolhendo um nome pra sua fic:
E não podia ser só dicas sem saber um nome pra fanfic, estou certa?



Nomes estrangeiros ERRADOS- Eu não sei porque a maioria das fanfics que a gente bate o olho estão em inglês ou língua parecida. Ok que existem pessoas que preferem esse nome porque é "mais bonitinho", mas pela maioria colocar nomes assim e não saberem a língua, confiam muito no Google Tradutor. Gente, o ideal é conhecer alguém que saiba a língua do seu título ou um tradutor para perguntar antes de colocar "You is My". (Lembrando que o certo é "Are you mine")
Nomes nada a ver- Imagine a cena: você quer ler uma fanfic e bate o olho em uma com o nome "Eu te amo", pensa que é um romance e quando abre vê uma estória sobre um velho que quer se suicidar porque não gosta de ervilha. É, isso acontece muito (não a da história da ervilha e do velho, mas o assunto nada a ver com nada). Então, por mais que você ache que aquele nome perfeito pra sua dic, veja se pelo menos batem um com o outro, se não, terá o mesmo fim que a ervilha e o velho )= 
O assassinato da madame do dia 04/12/1789 às 24:00- Sabe uma das vantagens de ter um título legal? É que os leitores gravam. Mas não dá quando o título é uma sinopse da estória, que detalha mais que a própria. Então o melhor a se fazer é colocar 5 ou 6 palavras pequenas ou 3 grandes no seu título.



É isso! Não esqueça de dar seu feedback sobre a coluna!
Kisses, Ju.

3 comentários :

  1. Eu achei muito bom, na verdade, parabéns pela iniciativa. Mas eu só tenho uma correçãozinha, eu faço inglês na faculdade, então tenho um tantico de conhecimento. Então, quando você pôs: "Are you mine" só é certo se for pergunta. Se for uma afirmação é "You are mine". Só isso acho. Parabéns pela iniciativa :) XoXo. Bee W.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei! Acho super legal da parte de vocês fazer isso <3

    ResponderExcluir
  3. Ju, no próximo HTW, você podia fazer um "tutorial" de como fazer uma boa sinopse né?

    ResponderExcluir