Image Map

03 outubro 2013

Crítica de The New Age



Crítica de fanfics
Nome da fanfic: The New Age
Nome do autor: Lay Santos

Sinopse:
Kat cresceu odiando os superiores, por terem invadido a Terra e matado seus pais.
Depois da invasão, foram criadas Províncias, cidades subterrâneas para que todos os terráqueos morassem sem o perigo de invasões futuras.
Kat e seu melhor amigo Josh, continuam saindo do buraco e se aventurando pela superfície, quando uma coisa inesperada acontece e muda a vida dos dois para sempre.

Crítica:

A começar pelo título que em sua tradução significa ''A Nova Era'', revela um novo inicio, um recomeço. Mas para quê? Isso a história revela ao leitor.
A capa no estilo futurístico mostra o que podemos esperar dessa história: um romance em meio à ficção.
A sinopse já dá ao leitor a ideia de um mundo diferente, depois de invasões dos extraterrestres, com perigos para os humanos, e aventuras para os personagens.
A história começa nos apresentando Kat e Josh, jovens de 21 e 23 anos, respectivamente. Melhores amigos, que se conhecem tão bem quanto a si mesmos, mas apesar da idade gostam de se aventurar fora do ''buraco'', um termo que eles empregam para a entrada da cidade subterrânea onde eles moram.
A autora propõe a ideia de uma vida diferente da que conhecemos, onde há os ''superiores'', os seres que invadiram a Terra criando uma guerra que resultou em um grande massacre, Kat se lembra de quando isso aconteceu, pois foi nesse massacre que ela perdeu os pais e passa a ser criada por Aleck, um homem anos mais velho e de bom coração, que ainda vê em Kat e Josh duas crianças travessas.
O que eram apenas aventuras no mundo selvagem que a superfície se tornou, passou a ser bem mais sério quando os dois jovens encontram uma nave caída em um lago, dentro dela há uma pessoa ferida, e apesar dos dois terem motivos para não querer ajudar acabam fazendo-o, um jovem é retirado da nave ainda desacordado.
O estranho, que mais tarde descobre-se que se chama Lex, foi criado entre os ''superiores'', mas desconhecia a crueldade com que aquele e outros planetas foram conquistados, passada a desconfiança inicial das partes, os três acabam começando a confiar uns nos outros. Lex conta que brigou com o pai e por isso estava fugindo quando foi parar por um acidente no lago onde foi encontrado.
Disposto a reparar o erro que seus antecessores cometeram ao conquistar a Terra com tamanha crueldade Lex passa a querer devolver aquilo que foi tirado a todos os terrestres, liberdade, com a influência de seu pai poderia ser possível, mas isso, claro, não seria fácil.
A partir dai a história se torna uma grande exploração para o leitor, a autora descreve com simplicidade, mas com um encanto magnético todos os cantos explorados pelos personagens, maravilhas escondidas na superfície, ambientes e situações surreais para se acreditar, é uma verdadeira exploração em um novo mundo embalado pela aventura e o objetivo de libertar a Terra.
Os erros: pouquíssimos, quase inexistentes, apenas uma ou outra troca de letra, e umas poucas palavras que faltam para complementar algumas frases.
Eu levei em consideração que é a primeira fic original de ficção científica da autora como ela pediu, mas se ela não tivesse acrescentado isso eu não poderia dizer que era a sua primeira fic nesse estilo porque ela se saiu muito bem.
Observações: A autora criou um blog para postar sua fanfic, mas ela pode conquistar mais leitores se postar a história também em outros sites de sua preferência.
Quanto ao enredo, eu não coloquei todos os detalhes, apenas o essencial, como eu sempre faço, pois se eu dissesse tudo perderia um pouco a graça, né?
Se a autora quiser refazer o pedido mais para frente deixo-a à vontade.
Beijos.


;

02 outubro 2013

Crítica de She Lost Control



Crítica de fanfics
Nome da fanfic:  She Lost Control
Nome do autor: Dani Schirmer

Sinopse:
Uma vida sem saber o que é o amor até quando? Viver uma vida sem amor pode nos levar a cometer os maiores erros da nossa vida. Cometer erros e erros somente para esconder a dor e o vazio? Um conto de fadas sem um final feliz ou no final o amor irá vencer?
Crítica:
Vamos começar pelo título que é um pouco sugestivo, por ele já percebemos que o enredo da história não será nada fácil, que haverá obstáculos, barreiras e momentos conturbados na vida dos personagens, que o controle está escapando, ponto positivo.
A capa está ótima, tem um ar um pouco ousado e romântico, a autora fez bem em aceitar minha sugestão e trocar, ficou bem mais atrativa para os leitores.
Na sinopse eu chamo a atenção para uma coisa: Ela é uma daquelas sinopses enigmáticas, que para serem compreendidas é necessário começar a ler a fic, não nos dá muitos detalhes, mas consegue deixar uma ponta de curiosidade na cabeça do leitor.
O enredo é o mais enigmático possível: A personagem Lexi é alguém que desacredita no amor, no começo tem uma vida mais ou menos normal, com momentos que ela reflete sobre a morte dos pais e conta com seu amigo Louis, uma pessoa que ela confia, mas logo os leitores passam a ver que ele não merecia essa confiança.
Sonhos logo começam a perturbar Lexi. Louis não demora a mostrar sua verdadeira face, mostra-se ameaçador e dissimulado, juntamente com seu irmão Harry, que no passado fez muito mal a Lexi, os dois mostram-se perigosos. Em seus sonhos Lexi começa a viver um mistério, quem era o rapaz que ela via e sempre lhe deixava uma rosa? A resposta se revela com o tempo. Alice, amiga de Lexi, conta sobre um rapaz que se mudou para uma casa próxima a dela juntamente com o irmão mais velho.
O rapaz: Klaus. Era ele, Lexi o reconheceu de seus sonhos, e o mistério cresce ainda mais quando ela se depara com o rapaz de seus enigmáticos sonhos na vida real, sem uma explicação Klaus passa a protegê-la de Louis e Harry, aparecendo sempre no momento certo, como se soubesse que ela precisava de ajuda.
Bem... Eu fiquei curiosa sobre a história, é uma original realmente diferente, apesar de no inicio parecer com tantas outras, ela se difere nas ações e mistérios que a recheiam, ainda está no começo, mas promete muitas surpresas ainda.
Algumas coisas que precisam de atenção na construção da história: Parágrafos longos demais em alguns capítulos, repetição desnecessária de ‘’e’’ onde poderiam ser usadas vírgulas, falta de acentuação em algumas palavras, confusão na hora de usar o ‘’mas’’ e ‘’mais’’. Esses foram os problemas que eu encontrei, a proposta da história é boa, mas precisa de atenção na escrita.
Enfim, a autora é uma pessoa aberta a sugestões, e espero que as minhas recomendações ajudem-na a escrever com mais cuidado na escrita, continue inovando, eu estarei à disposição para fazer uma nova crítica sempre que a autora pedir, mas recomendo que peça daqui a algum tempo, quando a história estiver mais evoluída.
Beijos.

;

29 setembro 2013

Crítica de Amor Sombrio



Critica de fanfics
Nome da fanfic: Amor Sombrio
Nome do autor: Keeh Malik


 Sinopse:
Dois seres totalmente diferentes. Ele? Um monstro, arrogante e manipulador. Ela? Uma garota normal, meiga e pura. E como o destino é sempre imprevisível, ele decide juntá-los. Nem sempre o amor é doce. Como aceitar que você ama um demônio? Como viver normalmente sabendo que quem você ama, foi quem quase te matou e ainda pode te matar? Muitos segredos escondidos por trás de máscaras, porque tem coisas que não devemos descobrir.

Critica:
Primeiramente adorei o título da fic, ainda não havia visto um assim, a capa também, e a sinopse deixa um gostinho de ‘’quero saber tudo’’! O ar de mistério e o tema romance de terror me deixaram especialmente interessada. Mas pode relaxar porque que eu levei em consideração o fato de ser sua primeira fanfic.
Cassidy é uma garota divertida, que se acha meio paranoica no começo da história por ‘’ver coisas’’ no seu quarto, acho que eu também ficaria paranoica se visse uma sombra que anda por ai, ouvisse rosnados assustadores de alguma coisa e encontrasse portas que se trancaram sozinhas. Ela só não conta pra mãe porque não quer preocupa-la, e também para não parecer uma retardada medrosa.
Eu não sei de onde a Cassidy tira as mentiras mais absurdas que inventa pra mãe, a autora conseguiu misturar terror com comédia e também uma boa dose de mistério.
Logo no primeiro capitulo já começa o mistério em torno de um desconhecido, no mesmo dia em que ‘’coisas’’ começam a acontecer com a Cassidy, que está tentando se acostumar a uma nova cidade. E dai pra frente tudo só fica ainda mais estranho. Sons, aparições, mistérios, pesadelos estranhos, e um gato de morrer recheiam a história.
No quesito comédia temos algumas cenas que diminuem a tensão nos capítulos, a narrativa de Cassidy é alegre, apesar dos momentos tensos, e mostra uma garota atenta a qualquer tipo de mudança em sua mãe ou em pessoas ao seu redor, que não tem ‘’estudar ‘’como seu hobbie favorito e que tem sempre conversas com sua consciência quando tenta entender ou explicar alguma coisa.
A história tem uma reviravolta quando um gato de morrer, digo, Justin, quase mata Cassidy, a partir dai as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar e revelam algo sombrio, o desenrolar da história é surpreendente.
Para uma primeira fic a autora está no caminho certo, os erros ortográficos que eu encontrei são poucos, apenas algumas palavras que passam despercebidas na hora de escrever. Nos primeiros capítulos notei parágrafos longos demais, aconselho a dividi-los.
Fique a vontade para refazer o pedido mais para frente.
Beijos.


;

15 setembro 2013

Betagem - Heartbreaker (Sparrow)


Olá, flor! Desculpe a demora, eu ando muito ocupada ultimamente, mas aqui está seu capítulo betado! Antes tarde do que nunca, não é? hahaha

Capítulo – Heartbreaker


I got the eye of the tiger a fighter
Dancing through the fire
'Cause I am a champion
And you’re gonna hear me roar

;

Crítica: A Noite de Ontem (Livia Roberta)



Sinopse:
Após Carly voltar da Itália para Seattle e descobrir que sua melhor amiga e seu amigo estão namorando, ela fica extremamente magoada e sem chão. Em uma noite, Sam e Freddie a convidam para um jantar e após Sam ter que sair inesperadamente, Carly acaba juntamente com Freddie bebendo de mais, e ao acordar na manhã seguinte, percebe que está na cama, com Freddie.
Imprevistos acontecem, principalmente à noite... Mas e se um de seus amigos for apaixonado por ela? A noite de ontem pode esconder muitos mistérios e surpresas, muito mais do que se imagina.

Bom, não há muito sobre o que falar da sinopse. Acho que, de uma maneira resumida, você colocou tudo o que era necessário nela, nem informação de menos, nem de mais. O ar de curiosidade está presente também, fazendo com que os futuros leitores fiquem curiosos sobre o que irá acontecer.

Estória:
Confesso que "A Noite de Ontem" me surpreendeu, pois não seguiu a linha que eu planejava e eu gostei muito disso. É muito bom quando as coisas são originais, não seguem um final clichê como a maioria.
Eu achei o enredo interessante, não vi nenhum erro gritante de gramática e sua escrita é boa. Só acho que você deve tentar descrever mais alguns sentimentos dos personagens, não só colocar tantos diálogos.
Por exemplo, na hora que a Carly está confusa sobre o que sente pelo Freddie, só percebemos quando ela externa isso num diálogo. Talvez se você aprofundasse mais os pensamentos/sentimentos deles, a história ficaria ainda melhor.

Outra dica também, mas isso é só uma dica, é que seria bom você deixar os capítulos mais uniformes, com uma quantidade razoável de palavras, para não ficar curto demais, nem grande demais.

Em resumo: Gostei do enredo da fanfic, o final me surpreendeu e eu penso que você tem muita capacidade se continuar se esforçando! Espero que entenda que eu fui totalmente sincera na crítica, tanto nos pontos positivos, tanto nos negativos. E realmente torço para que isso tenha lhe ajudado! :)

Beijão e sucesso, Lívia! *-*



;