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20 julho 2015

Diálogo Formal - Aula Help! - S.M.Belizario




Um diálogo formal pode ser aplicado em várias circunstâncias, desde uma entrevista de emprego até um jornal diário. É bem simples, na verdade, criar um diálogo assim - bem, é simples para mim, e, se pediram minha ajuda, é porque não é tão fácil assim, né? Eu e meus devaneios…
Para começar, tente usar “Senhor”, “Senhora” e “Senhorita”, termos bem formais e bonitos. Use os sobrenomes, claro, como “Senhorita Chase” ou “Senhor Spenter”. Um diálogo formal é cheio de formalidades - lógico, né, Sara? - , então deixe isso transparecer bastante, e, às vezes, levar a conversa à um nível “frio”, “distante”, deixa as coisas mais interessantes.
Um pequeno exemplo?
Claro que sim.

- Boa tarde, senhor Spenter. - digo, entrando na sala.
- Boa tarde, senhorita…? - demoro um pouco para reparar o tom de pergunta.
- Ah, Chase. Hailey Chase.
- Então, por que a senhorita procura nossa empresa?
- Ahn… Para arrumar emprego. - ele sorri.
- Muito bem. E por que acha que é boa o suficiente para trabalhar aqui?

Simples assim. Um diálogo formal não é nada mais que um diálogo comum, com um tom mais frio e distante.

Atenção: Se pretende escrever uma entrevista de emprego, procure saber antes sobre as perguntas que geralmente são feitas, e, se você já tiver alguma experiência com isso, ou conhece alguém que já passou por esse “interrogatório profissional”, também conta.

Já que o pedido foi feito exatamente por essas questões (trabalho), posso ajudar um pouco mais com isso, já que empresas grandes são um fetiche meu (mais especificamente, os prédios).
Tudo, na verdade, não tem uma dica certa para ser feito, você não consegue “ensinar” alguém, dar uma aula de diálogo. Tem de ser feito na prática, e o melhor jeito de aprender é lendo, mas cuidado para não se deixar influenciar demais por isso e deixar todo o diálogo da história formal e frio, okay?
O básico é: se dirija às pessoas com “Senhor”, “Senhora” e “Senhorita”. Não escreva gírias, nem coisas como “né” ou “tá”. Um “Okay” quebra a frieza, e é muito bem vindo, mas não vale usar isso no lugar de todas as respostas afirmativas.
Não fazer brincadeiras com um chefe, coordenador ou colega de trabalho mala já é regra até na vida real, então leve isso em conta.

Dica Extra

Sobre o ambiente de trabalho, no mundo das palavras, você não precisa seguir os padrões reais. Abuse da frieza, das amizades e do trabalho. Encene uma das empresas tipicamente americanas, ou inove com algo mais interessante.

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