Image Map
Mostrando postagens com marcador Aulas - Help! Writer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aulas - Help! Writer. Mostrar todas as postagens

26 janeiro 2016

É hora de dar tchau... (temporariamente)


Well, well, well...
Olá, amados seguidores do Help!Fanfics. Hoje, diferente do que costumo fazer, não vim aqui entregar um pedido. Vim apenas dar meu adeus.
Não, eu não avisei nem mesmo a Web Master sobre minha saída, mas eu já estava a planejando há décadas. Eu não estou encontrando tempo para me dedicar ao blog, e eu sempre carrego comigo o seguinte ditado "Faça direito ou não faça". E, bom, se eu não estou conseguindo fazer direito, prefiro parar de fazer.
Eu amei de coração os meses que passei aqui. Ter sido a primeira Designer do Mês eleita foi uma honra que eu jamais esquecerei. Ter sido tão bem recebida aqui foi um presente. E eu amo cada um de vocês, que trataram a mim, Agent Foster Jones, como uma pessoa tão especial.
Prometo que, se a nossa querida Bitch!Please permitir, estarei passando por aqui de vez em quando com mais tutoriais como o último que fiz, sobre como escrever uma cena de beijo, se não me engano. Quem quiser fazer algum pedido de tutorial, aliás, pode fazer pela C-Box, comentários ou até pelo meu email, victoriamataresio@gmail.com.
Jamais vou esquecer vocês, só sinto que meu tempo aqui chegou ao fim.
Obrigada por tudo, e que o H!F dure muito mais.

Atenciosamente,
Agent Foster Jones.
;

16 agosto 2015

Aula Help! - Pontuação

REGRAS DE PONTUAÇÃO

Okay, pontuação. Bem, pra começo de conversa, o que é?

Esses sinais são usados na língua escrita para tentar transmitir a entonação da língua falada.

Esse é um assunto que muita gente tem dificuldade (quantas pedidos assim eu vi lá no cronograma? Ahn... Quatro?), mas isso é realmente muito comum. Eu mesma tenho uma super dificuldade com crases. É. Minha relação com elas é complicada.

Enfim, a pedido de uma leitora do blog, irei explicar alguns pontos da pontuação. Não só os pedidos, mas também alguns extras.

1- PONTO  ( . )

Sim! Eu vou mesmo voltar nesse assunto!

"Mas que coisa chata, quem é que não sabe usar um ponto?"

Bem, pelo que vejo, muita gente.

Como sou beta, vivo lendo histórias e fics, e já vi muitos (tipo muitos mesmo pra caramba) textos que não tinham um só ponto final.

Assim não dá, né? Então, SEJAM AMIGUINHOS DO PONTO, ELE É UMA BENÇÃO, NÃO UMA MALDIÇÃO!

Okay, chega e exasperação, Sara.

Os pontos são usados para:

  • ·         Indicar o final de uma frase.

Ex.: Eu o conheço muito bem.

  • ·         Separar períodos entre si.

Ex.: Fica comigo. Não vá embora.

  • ·         Nas abreviaturas

Ex.: Av.; V. Ex.ª

2- VÍRGULA  ( , )

Essa é um terror. Minha relação com a vírgula é de puro afeto, mas às vezes tenho a impressão de colocar vírgulas demais no meu texto.

Suas regras são bem (bem mesmo) chatas, então vou tentar não deixar cansativo.

A vírgula no interior da oração é utilizada nas seguintes situações:

  • ·         Separar o vocativo.

Ex.: Maria, traga-me uma xícara de café.
A educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.

  • ·         Separar elementos de uma enumeração.

Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras.

  • ·         Isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo.

Ex.: Amanhã, ou melhor, depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.

  • ·         Separar conjunções intercaladas.

Ex.: Não havia, porém, motivo para tanta raiva.

  • ·         Isolar o nome de lugar na indicação de datas.

Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001.

  • ·         Marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo).

Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omissão do verbo preferir)

  • ·         Termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem dispensam o uso da vírgula.

Ex.: Conversaram sobre futebol, religião e política.
Não se falavam nem se olhavam./ Ainda não me decidi se viajarei para Bahia ou Ceará.

  • ·         Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório.

Ex.: Não fui nem ao velório, nem ao enterro, nem à missa de sétimo dia.

  • ·         Separar as orações subordinadas adjetivas explicativas.

Ex.: Meu pai, de quem guardo amargas lembranças, mora no Rio de Janeiro.

  • ·         Separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto as iniciadas pela conjunção e).

Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e saí para o trabalho. Estudou muito, mas não foi aprovado no exame.

3- DOIS-PONTOS ( : )
Esse, graças a Deus, é mais fácil.

  • ·         Iniciar a fala dos personagens:

Ex.: Então o chefe comentou:
- Está ótimo!

  • ·         Antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou seqüência de palavras que explicam, resumem idéias anteriores.

Ex.: Meus amigos são poucos: Jorge, Ricardo e Alexandre.

  • ·         Antes de citação

Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

4- RETICÊNCIAS (... )

  • ·         Indicar dúvidas ou hesitação de quem fala.

Ex.: Sabe... eu queria te dizer que... esquece.

  • ·         Interrupção de uma frase deixada gramaticalmente incompleta

Ex.: - Alô! João está?
- Agora não se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde...

  • ·         Indicar supressão de palavra (s) numa frase transcrita.

Ex.: “Quando penso em você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner)

Minha dúvida: Eu mesmo me pergunto essa questão: Há espaço depois das reticencias no meio da frase em caso de hesitação?
Eu fui perguntar isso para a minha professora de português, e ela me disse que qualquer uma das duas formas está correta, seria mais por uma questão de estética que colocamos espaço e letra maiúscula.
Portanto, todos esses exemplos estão corretos:
Ela...morreu.
Ela... morreu.
Ela...Morreu.
Ela... Morreu.
(que trágico)

5- PARÊNTESES ( ( ) )

  • ·         Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo e datas.

Ex.: Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), morreu muita gente.
"Uma manhã lá no Cajapió (Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do verão. “ (O milagre das chuvas no nordeste - Graça Aranha)

Dica: Os parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão.

6- PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! )

  • ·         Após imperativo

Ex.: Cale-se!

  • ·         Após interjeição

Ex.: Ufa! Ai!

  • ·         Após palavras ou frases que denotem caráter emocional

Ex.: Que pena!

  • ·         Exclamações em geral.


7- PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? )

  • ·         Em perguntas diretas

Ex.: Como você se chama?

  • ·         Às vezes, juntamente com o ponto de exclamação

Ex.: - Quem ganhou na loteria?
- Você.
- Eu?!

8- PONTO-E-VÍRGULA ( ; )

  • ·         Separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petição, de uma sequência, etc.

Ex.: Art. 127 – São penalidades disciplinares:
I- advertência;
II- suspensão;
III- demissão;
IV- cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
V- destituição de cargo em comissão;
VI- destituição de função comissionada.

9- TRAVESSÃO ( - )

  • ·         Dar início à fala de um personagem

Ex.: O filho perguntou:
- Pai, quando começarão as aulas?

  • ·         Unir grupos de palavras que indicam itinerário

Ex.: A rodovia Belém-Brasília está em péssimo estado.

  • ·         Também pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas

Ex.: Xuxa – a rainha dos baixinhos – será mãe.

10- ASPAS ( “ ” )
  • ·         Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares.

Ex.: Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador.
A festa na casa de Lúcio estava “chocante”.
Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido.
(apesar de eu preferir colocar palavras assim em itálico)

  • ·         Indicar uma citação textual

Ex.: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. ( O prazer de viajar - Eça de Queirós)


  • ·         Se, dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de novas aspas, estas serão simples. ( ' ' )
*Uff
Aula enorme!
Mas bem informativa, né?

;

11 agosto 2015

Aulas - Help! Writer : Cenas de briga ( Lilie )

A criatividade não estava muito a meu favor nos últimos dias,  mas finalmente consegui pensar em um modo rápido e prático para explicar como escrever uma boa cena de ação.
Antes de mais nada quero lhe apresentar três tópicos,  que na minha opinião são importantes em qualquer cena:
• O motivo
• Os personagens envolvidos
• O local
O motivo
É preciso ter em mente a razão que levará os personagens ao conflito. Uma briga sem motivo previamente proposto, torna-se uma cena sem introdução,  distanciando e confundindo o leitor.
Os personagens
Nesse quesito é preciso pensar em diversos aspectos que vão desde o sexo dos personagens envolvidos, até suas habilidades (facilidades e dificuldades) em conflitos. Tente estabelecer em pensamento ou elaborar uma lista com todos os detalhes sobre os personagens que possam afetar de alguma forma a cena. A personalidade e o passado dos personagens são dois pontos que devem constar na listagem. A garota rebelde que cresceu no submundo,  cercada por traficantes e criminosos,  por exemplo,  em uma briga corpo a corpo terá vantagem sobre a garota certinha,  filha de pais religiosos que sempre frequentou a igreja.
O local
Não vou dizer que necessariamente você precise descrever o local onde ocorrerá a briga, mas em uma cena de ação,  o ambiente e os elementos que o compõem fazem toda diferença. Esses vão interferir diretamente,  já que poderão servir de empecilho ou dar vantagem a alguém.
Após organizar esses três tópicos, é necessário estabelecer,  como em qualquer outra cena a se escrever,  um objetivo (lugar onde se quer chegar).  Pergunte a si mesmo:
Como?
Quem?
O decorrer da cena é mais fácil do que parece. Aconselho a narrar do ponto de vista de um narrador onisciente,  isso porque facilitará o processo de exploração das sensações de ambos os personagens a receber e dar cada golpe. Use desse tipo de narrador para abusar dos sentidos dos personagens. O tato, visão,  audição,  paladar e oufato, juntos e bem utilizados,  em uma cena têm o poder de dar mais realismo e dinamismo a sua história para com o leitor.
Quanto ao sexo...
Ser homem ou mulher interfere na briga?
Sim e não. O sexo,  como entra na lista de características do personagem. O que sempre ouvimos e assistimos por aí é mulheres brigando com tapas e puxões  de cabelo,  enquanto homens são mais agressivos,  utilizando de socos e pontapés. Não é bem assim que funciona. Se a garota em questão é uma "encrenqueira" que tem experiência com brigas, poderá utilizar dos métodos tipicamente masculinos. O seu personagem pode utilizar de qualquer golpe que quiser durante a cena de conflito. O sexo só irá interferir,  na minha opinião,  no local a ser atingido. Todos sabemos que homens e mulheres tem diferentes pontos fracos.
Espero ter contribuído com algo. Por favor,  seu comentário é muito importante para mim.
;

10 agosto 2015

Aulas - Help! Writer ( Kath )






Aula sobre moda \o/\o/ Estou chorando de emoção. Amo moda e já fiz alguns cursos sobre, então espero poder ajudar.


Quando falamos de moda sempre dá um frio na barriga né? O medo de errar em algum momento, de falar ou descrever alguma coisa errada. Mas, moda é algo magico e incrível desde as épocas antigas. Sabe qual foi a primeira roupa dos homens? Pele de bicho nojinho­ Eles usavam isso para se proteger do frio.
Ao longo dos tempos – graças aos deuses – as coisas foram mudando e olha só onde estamos. De pele de bicho para calças jeans.
Podemos ver essa evolução claramente. Na idade média a classe dominante usavam túnicas e mantos enfeitados, a maioria era feito com fios de ouro, e os mais desafortunados usavam túnicas lisas e simples.



Sabe aquelas golas gigantes, brancas e cheias de frufru que vemos em algum retratos na aula de história? Então, obrigada idade Moderna. No começo era tudo fechado, tudo grande e exagerado, era a época do perfeccionismo, onde eles faziam aquelas pinturas incríveis e assustadoras.




Quer inspiração para o XIX? Assista aquela novela da globo, Além do Tempo. 
Roupas belíssimas, com espartilho, para os mais nobres e com o tempo elas foram deixando essa peça de lado, mas claro sem perder a elegância




As mudanças começam a acontecer gloria os grandes e longos vestidos tiveram cortes, quadris e seios deram olá. Saias curtas, vestidos com decotes, aqueles chapeis fofos, colares de pérolas. Era a época do Jazz, sabe o clipe da Fergie, A Little Party Never Killed Nobody, é uma grande referência para os anos 20 *---* E claro, minha diva dominou a década de 20, a linda e perfeita da Coco Chanel, cortes retos eram sua marca registrada.




Esportes estavam no auge, então shorts e roupas feitas de algodão eram febre, para as festas usavam vestidos com grandes decotes nas costas. Nos anos 30 eles redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grande ousadia, saias longas e cabelos longos, vestidos justos e retos. Algodão e casimira eram os tecidos da época.





Época da guerra, estilo militar e padronizado, estilo pesado e sério. Como varias proibições era difícil ter alguma ousadia, mas a elegância ainda reinava. Podemos ver em filmes como Capitão América: O Primeiro Vingador, O Menino do pijama listrado, A menina que roubava livros e entre outros filmes grandes referencias para os anos 40.





AHHH anos 50, delicadeza, anos dourados, glamour. As mulheres sonhavam em ser mães e donas de casa, a feminilidade e o romantismo estavam em alta. A diva de Marilyn Monroe marcou essa época. Acredito que da época de 50 em diante é bem mais fácil de se entender e reproduzir.





Vestidos foram guardados e trocados por peças jeans, jaquetas de couro, minissaias, estampas psicodélicas. Tecidos que davam um ar futurista graças ao evento da década de 60, o homem havia pisado pela primeira vez na lua.





Anos 70, meus queridos anos 70, como amo os Hippies <3 Franjas, florais, acessórios étnicos, camurça, calça boca de sino, cintos, crochê, roupas largas, artesanais, estampadas, influencia ciganas. Enfim, não preciso falar mais nada ne?




Época da música disco, o estilo hippie infelizmente foi deixado de lado dando espaço para as peças brilhantes, e extravagantes, elas chegavam a ser cafona. Brilhos, cores extravagantes, peças de malha e lycra, muitaaaa cor e brilho, tudo exagerado. Sabe o clipe Last Friday Night da Katy Perry?  Então, era tudo daquele jeito nos anos 80.





Anos 90 foi caracterizado pela liberdade de expressão, as pessoas faziam a moda e escoliam sua própria roupa. O estilo Grunge foi uma grande influência, um estilo mais despojado. Friends, As patricinhas de Beverly Hills, entre outros filmes e seriados mostram muito desse estilo.






Agora vamos a sua época. Moda na época Contemporânea.


Pode dizer-se que a época Contemporânea iniciou-se verdadeiramente em 1789, com a revolução francesa, tendo está se desviado dos cânones estéticos da época Moderna. Caracterizou-se pelo grande avanço da indústria (Revolução Industrial), o que permitiu um desvio, tendo sido iniciada uma época de grande prosperidade. Com a Revolução Industrial muitos artesãos, que fabricavam roupas à mão, faliram e as pessoas que não tinham muitas possibilidades económicas passaram a fabricar as suas roupas em casa. Apenas os mais ricos conseguiam adquirir as roupas fabricadas pela maquinização.
Foi nesta época que a designação de “ordens” se alterou, tendo passado a designar-se por classes sociais.

No século XIX os homens começaram a vestir calções com uma faixa de seda, jaquetas, coletes curtos e gravatas compridas. Os sapatos eram de ponta estreita.
Em 1840 o Fraque era justo e os Saios estreitos.
Neste primeiro século os trajes da mulher sofreram grandes modificações. Em meados do século reapareceu o Mirinaque. Em 1830 as saias tornaram-se mais curtas e utilizavam-se camisas ou túnicas com mangas largas e em balão. Os penteados eram geralmente tranças compridas e também se utilizavam redes no cabelo. Os sapatos eram abertos com fitas cruzadas.

Apesar da grande mudança neste século, as pessoas continuaram, em grande parte, adeptas das roupas tradicionais. A grande mudança nas suas mentalidades veio a ser concretizada apenas no século XX.









Enfim, isso é um pouco do que eu sei. Espero ter ajudado, mas caso precise de mais ajuda por falar comigo. H! F agradece a preferência e volte sempre.



XOXO 
Big -A



;

01 agosto 2015

Aula - Help! Writer: Cenas de beijo (Toggepi)

Cenas de beijo.
Eu nunca sei como começar uma aula hjshhshhshs, então vai assim mesmo. Toda cena de beijo tem aquele lado, romântico, hot, ou até mesmo ambos. Antes de escrever uma cena, você tem que incorporar a personagem ou seja, tentar sentir hjdhjshs vou tentar explicar melhor. O fato principal de uma fanfiction é sem dúvidas o primeiro beijo do casal, aí fica ao seu critério, se quer ele apaixonado ou hot ou ambos, para não deixar algo clichê, usando as mesmas palavras ou até jeito, troque por sinônimos e deixe algo diferente no ar. Vamos para alguns tópicos e seus exemplos.
– Beijo romântico (apaixonado): Um beijo apaixonado é um dos mais gostosos de ser escrito. Uma descrição perfeita é aquela em que o leitor sente como se realmente estivesse tendo aquele contato, vivencia as emoções de borboletas no estômago ou arrepios, sabe aquela intensidade entre o casal? Então. Exemplo:
Ele me entre olhou, e colocou uma de se sua mãos ao meu queixo, e ergueu me fazendo encarar seus olhos esverdeados, acariciou minhas bochechas rosadas, colocou umas de minha mecha atrás da orelha e falou o quanto eu era linda, aquilo me fez corar e abaixar um pouco a cabeça, que ainda sim estava em suas mãos, ele ergueu novamente meu rosto, entrelaçou sua outra mão em minha cintura e me trouxe para mais perto de seu peitoral, me perdi encarando seu lindos olhos, ele foi se aproximando e só assim fechei os olhos, sentindo seus lábios macios aos meus. Nossa língua estava em perfeita sincronia, ele me puxava para mais perto, seu toque, seu cheiro, meu mundo estava para ele.
E assim vai hahaha, outra coisa também é aquele beijo quente: Esqueça local, esqueça tudo, para um beijo quente além da descrição tem que ter atitude. Exemplo:
Ele me puxou rindo, me obrigando a subir as escadas, antes de chegar no quarto, me prensou na parede e começou a beijar meu pescoço, dei um gemido abafado, o mesmo me olhou e sorriu, e atacou meus lábios. Ele mordiscava de leve meu pequeno beiço, sua língua explorava cada canto de minha boca, ele me empurrava mais para a parede, pegou meu pescoço, não parando o beijo e me levou para o quarto, assim me jogando na cama, e não parando o beijo.
Aquela pequena descrição de local hsjhjshhsh.
Obs: Não importa o lugar, o que importa é à atitude.
Caso queira que for os dois, é ajuntar um pouquinho de tudo. Exemplo:
Ele me puxou para os seus braços e me encarou por um segundo, fizemos uma guerra de olhares, me puxou para mais perto de seus lábios, e me beijou, ele dava uma mordiscada de leve e ria, e eu ia no embalo, segurou minha cintura e parou o beijo me encarando por um momento e voltou a tomar meu beijo, fazendo assim brincadeiras com minha língua, um beijo quente mas ao mesmo tempo apaixonado, eu estava apaixonada. Ele me prensou na pequena mesa que tinha me fazendo sentar nela, e continuou me beijando.
E assim vai heuheuheuh, espero que tenha gostado, peguei algumas partes da minha fic mas ngm precisa saber hsjhshgshh. Qualquer coisa é só refazer o pedido. Beijos.
;

28 julho 2015

Aula - Help! Writer : Os Porquês (Teacher: Bella)



Boa noite, amores *---* Sou a teacher de hoje e vim dar uma aula de um tema que é muito simples, entretanto, ele gera muitas duvidas. O tema da aula é: Os Porquês. 
Todo mundo um dia no momento de escrever ficou em duvida sobre o uso correto dos porquês, então, tentarei de um jeito simples e fácil ensina-los para assim não ter mais duvidas. 
Existem 4 tipos diferentes de porquês:

1- Porque (junto e sem acento): É usado em uma conjunção explicativa (a explicação referente à um fato disposto na oração anterior) e possue o mesmo significado de “pois”, portanto, você irá utiliza-lo quando conseguir substitui-lo porque por pois.

Exemplo: Venha logo porque estamos atrasados. (Venha logo, pois estamos atrasados).

Além disso, utiliza-se também quando indicar uma conjunção causal (É a causa que impede o acontecimento anterior ocorra). Você irá usa-lo quando puder substitui-lo o “porque” por “já que”.

Exemplo: Ele não veio porque chovia muito. (Ele não veio já que chovia muito).

Por fim, costumam-se dizer que porque (junto e sem acento) se usa quando for responder, em razão de que você pode substitui-lo por: pois, já que.

2- Porquê (junto e com acento): Pode ser substitui-lo por “o motivo”.

Exemplo: Quero saber o porquê de sua demora. (Quero saber o motivo de sua demora).

Portanto, quando se coloca um artigo (no caso “o”) antes de qualquer palavra, automaticamente a palavra posterior modifica-se para um substantivo, ou seja, isso acontece no exemplo transformando esse porquê em substantivo.

3- Por que (separado e sem acento): Pode substitui-lo por: por qual razão, por qual motivo.

Exemplo: Por que você fez isso? ( Por qual razão/motivo). 

Por fim, costumam-se dizer que por que (separado e sem acento) utiliza-se quando for fazer uma pergunta

4- Por quê (separado e com acento): Utiliza-se quando o mesmo vem sozinho, ou senão no final de frase.

Exemplo: Você não disse a verdade. Por quê? (sozinho).   

                  Não entendo por quê? (no final da frase).



- Resumo Geral:



Por que: Usa-se em perguntas;

Porque: Usa-se em respostas;

Porquê: Usa-se quando indicar o motivo.

Por quê: Usa-se no final de frases ou quando vier sozinho;





Espero que tenham aprendido, e gostado. Qualquer duvida que tiverem sintam-se a vontade para questionar comigo. Nos vemos em breve *--* 

XOXO, Bella.


;