Image Map

10 agosto 2015

Aulas - Help! Writer ( Kath )






Aula sobre moda \o/\o/ Estou chorando de emoção. Amo moda e já fiz alguns cursos sobre, então espero poder ajudar.


Quando falamos de moda sempre dá um frio na barriga né? O medo de errar em algum momento, de falar ou descrever alguma coisa errada. Mas, moda é algo magico e incrível desde as épocas antigas. Sabe qual foi a primeira roupa dos homens? Pele de bicho nojinho­ Eles usavam isso para se proteger do frio.
Ao longo dos tempos – graças aos deuses – as coisas foram mudando e olha só onde estamos. De pele de bicho para calças jeans.
Podemos ver essa evolução claramente. Na idade média a classe dominante usavam túnicas e mantos enfeitados, a maioria era feito com fios de ouro, e os mais desafortunados usavam túnicas lisas e simples.



Sabe aquelas golas gigantes, brancas e cheias de frufru que vemos em algum retratos na aula de história? Então, obrigada idade Moderna. No começo era tudo fechado, tudo grande e exagerado, era a época do perfeccionismo, onde eles faziam aquelas pinturas incríveis e assustadoras.




Quer inspiração para o XIX? Assista aquela novela da globo, Além do Tempo. 
Roupas belíssimas, com espartilho, para os mais nobres e com o tempo elas foram deixando essa peça de lado, mas claro sem perder a elegância




As mudanças começam a acontecer gloria os grandes e longos vestidos tiveram cortes, quadris e seios deram olá. Saias curtas, vestidos com decotes, aqueles chapeis fofos, colares de pérolas. Era a época do Jazz, sabe o clipe da Fergie, A Little Party Never Killed Nobody, é uma grande referência para os anos 20 *---* E claro, minha diva dominou a década de 20, a linda e perfeita da Coco Chanel, cortes retos eram sua marca registrada.




Esportes estavam no auge, então shorts e roupas feitas de algodão eram febre, para as festas usavam vestidos com grandes decotes nas costas. Nos anos 30 eles redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grande ousadia, saias longas e cabelos longos, vestidos justos e retos. Algodão e casimira eram os tecidos da época.





Época da guerra, estilo militar e padronizado, estilo pesado e sério. Como varias proibições era difícil ter alguma ousadia, mas a elegância ainda reinava. Podemos ver em filmes como Capitão América: O Primeiro Vingador, O Menino do pijama listrado, A menina que roubava livros e entre outros filmes grandes referencias para os anos 40.





AHHH anos 50, delicadeza, anos dourados, glamour. As mulheres sonhavam em ser mães e donas de casa, a feminilidade e o romantismo estavam em alta. A diva de Marilyn Monroe marcou essa época. Acredito que da época de 50 em diante é bem mais fácil de se entender e reproduzir.





Vestidos foram guardados e trocados por peças jeans, jaquetas de couro, minissaias, estampas psicodélicas. Tecidos que davam um ar futurista graças ao evento da década de 60, o homem havia pisado pela primeira vez na lua.





Anos 70, meus queridos anos 70, como amo os Hippies <3 Franjas, florais, acessórios étnicos, camurça, calça boca de sino, cintos, crochê, roupas largas, artesanais, estampadas, influencia ciganas. Enfim, não preciso falar mais nada ne?




Época da música disco, o estilo hippie infelizmente foi deixado de lado dando espaço para as peças brilhantes, e extravagantes, elas chegavam a ser cafona. Brilhos, cores extravagantes, peças de malha e lycra, muitaaaa cor e brilho, tudo exagerado. Sabe o clipe Last Friday Night da Katy Perry?  Então, era tudo daquele jeito nos anos 80.





Anos 90 foi caracterizado pela liberdade de expressão, as pessoas faziam a moda e escoliam sua própria roupa. O estilo Grunge foi uma grande influência, um estilo mais despojado. Friends, As patricinhas de Beverly Hills, entre outros filmes e seriados mostram muito desse estilo.






Agora vamos a sua época. Moda na época Contemporânea.


Pode dizer-se que a época Contemporânea iniciou-se verdadeiramente em 1789, com a revolução francesa, tendo está se desviado dos cânones estéticos da época Moderna. Caracterizou-se pelo grande avanço da indústria (Revolução Industrial), o que permitiu um desvio, tendo sido iniciada uma época de grande prosperidade. Com a Revolução Industrial muitos artesãos, que fabricavam roupas à mão, faliram e as pessoas que não tinham muitas possibilidades económicas passaram a fabricar as suas roupas em casa. Apenas os mais ricos conseguiam adquirir as roupas fabricadas pela maquinização.
Foi nesta época que a designação de “ordens” se alterou, tendo passado a designar-se por classes sociais.

No século XIX os homens começaram a vestir calções com uma faixa de seda, jaquetas, coletes curtos e gravatas compridas. Os sapatos eram de ponta estreita.
Em 1840 o Fraque era justo e os Saios estreitos.
Neste primeiro século os trajes da mulher sofreram grandes modificações. Em meados do século reapareceu o Mirinaque. Em 1830 as saias tornaram-se mais curtas e utilizavam-se camisas ou túnicas com mangas largas e em balão. Os penteados eram geralmente tranças compridas e também se utilizavam redes no cabelo. Os sapatos eram abertos com fitas cruzadas.

Apesar da grande mudança neste século, as pessoas continuaram, em grande parte, adeptas das roupas tradicionais. A grande mudança nas suas mentalidades veio a ser concretizada apenas no século XX.









Enfim, isso é um pouco do que eu sei. Espero ter ajudado, mas caso precise de mais ajuda por falar comigo. H! F agradece a preferência e volte sempre.



XOXO 
Big -A



Nenhum comentário :

Postar um comentário