Image Map

16 agosto 2015

Aula Help! - Pontuação

REGRAS DE PONTUAÇÃO

Okay, pontuação. Bem, pra começo de conversa, o que é?

Esses sinais são usados na língua escrita para tentar transmitir a entonação da língua falada.

Esse é um assunto que muita gente tem dificuldade (quantas pedidos assim eu vi lá no cronograma? Ahn... Quatro?), mas isso é realmente muito comum. Eu mesma tenho uma super dificuldade com crases. É. Minha relação com elas é complicada.

Enfim, a pedido de uma leitora do blog, irei explicar alguns pontos da pontuação. Não só os pedidos, mas também alguns extras.

1- PONTO  ( . )

Sim! Eu vou mesmo voltar nesse assunto!

"Mas que coisa chata, quem é que não sabe usar um ponto?"

Bem, pelo que vejo, muita gente.

Como sou beta, vivo lendo histórias e fics, e já vi muitos (tipo muitos mesmo pra caramba) textos que não tinham um só ponto final.

Assim não dá, né? Então, SEJAM AMIGUINHOS DO PONTO, ELE É UMA BENÇÃO, NÃO UMA MALDIÇÃO!

Okay, chega e exasperação, Sara.

Os pontos são usados para:

  • ·         Indicar o final de uma frase.

Ex.: Eu o conheço muito bem.

  • ·         Separar períodos entre si.

Ex.: Fica comigo. Não vá embora.

  • ·         Nas abreviaturas

Ex.: Av.; V. Ex.ª

2- VÍRGULA  ( , )

Essa é um terror. Minha relação com a vírgula é de puro afeto, mas às vezes tenho a impressão de colocar vírgulas demais no meu texto.

Suas regras são bem (bem mesmo) chatas, então vou tentar não deixar cansativo.

A vírgula no interior da oração é utilizada nas seguintes situações:

  • ·         Separar o vocativo.

Ex.: Maria, traga-me uma xícara de café.
A educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.

  • ·         Separar elementos de uma enumeração.

Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras.

  • ·         Isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo.

Ex.: Amanhã, ou melhor, depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.

  • ·         Separar conjunções intercaladas.

Ex.: Não havia, porém, motivo para tanta raiva.

  • ·         Isolar o nome de lugar na indicação de datas.

Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001.

  • ·         Marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo).

Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omissão do verbo preferir)

  • ·         Termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem dispensam o uso da vírgula.

Ex.: Conversaram sobre futebol, religião e política.
Não se falavam nem se olhavam./ Ainda não me decidi se viajarei para Bahia ou Ceará.

  • ·         Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório.

Ex.: Não fui nem ao velório, nem ao enterro, nem à missa de sétimo dia.

  • ·         Separar as orações subordinadas adjetivas explicativas.

Ex.: Meu pai, de quem guardo amargas lembranças, mora no Rio de Janeiro.

  • ·         Separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto as iniciadas pela conjunção e).

Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e saí para o trabalho. Estudou muito, mas não foi aprovado no exame.

3- DOIS-PONTOS ( : )
Esse, graças a Deus, é mais fácil.

  • ·         Iniciar a fala dos personagens:

Ex.: Então o chefe comentou:
- Está ótimo!

  • ·         Antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou seqüência de palavras que explicam, resumem idéias anteriores.

Ex.: Meus amigos são poucos: Jorge, Ricardo e Alexandre.

  • ·         Antes de citação

Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

4- RETICÊNCIAS (... )

  • ·         Indicar dúvidas ou hesitação de quem fala.

Ex.: Sabe... eu queria te dizer que... esquece.

  • ·         Interrupção de uma frase deixada gramaticalmente incompleta

Ex.: - Alô! João está?
- Agora não se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde...

  • ·         Indicar supressão de palavra (s) numa frase transcrita.

Ex.: “Quando penso em você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner)

Minha dúvida: Eu mesmo me pergunto essa questão: Há espaço depois das reticencias no meio da frase em caso de hesitação?
Eu fui perguntar isso para a minha professora de português, e ela me disse que qualquer uma das duas formas está correta, seria mais por uma questão de estética que colocamos espaço e letra maiúscula.
Portanto, todos esses exemplos estão corretos:
Ela...morreu.
Ela... morreu.
Ela...Morreu.
Ela... Morreu.
(que trágico)

5- PARÊNTESES ( ( ) )

  • ·         Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo e datas.

Ex.: Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), morreu muita gente.
"Uma manhã lá no Cajapió (Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do verão. “ (O milagre das chuvas no nordeste - Graça Aranha)

Dica: Os parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão.

6- PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! )

  • ·         Após imperativo

Ex.: Cale-se!

  • ·         Após interjeição

Ex.: Ufa! Ai!

  • ·         Após palavras ou frases que denotem caráter emocional

Ex.: Que pena!

  • ·         Exclamações em geral.


7- PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? )

  • ·         Em perguntas diretas

Ex.: Como você se chama?

  • ·         Às vezes, juntamente com o ponto de exclamação

Ex.: - Quem ganhou na loteria?
- Você.
- Eu?!

8- PONTO-E-VÍRGULA ( ; )

  • ·         Separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petição, de uma sequência, etc.

Ex.: Art. 127 – São penalidades disciplinares:
I- advertência;
II- suspensão;
III- demissão;
IV- cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
V- destituição de cargo em comissão;
VI- destituição de função comissionada.

9- TRAVESSÃO ( - )

  • ·         Dar início à fala de um personagem

Ex.: O filho perguntou:
- Pai, quando começarão as aulas?

  • ·         Unir grupos de palavras que indicam itinerário

Ex.: A rodovia Belém-Brasília está em péssimo estado.

  • ·         Também pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas

Ex.: Xuxa – a rainha dos baixinhos – será mãe.

10- ASPAS ( “ ” )
  • ·         Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares.

Ex.: Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador.
A festa na casa de Lúcio estava “chocante”.
Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido.
(apesar de eu preferir colocar palavras assim em itálico)

  • ·         Indicar uma citação textual

Ex.: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. ( O prazer de viajar - Eça de Queirós)


  • ·         Se, dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de novas aspas, estas serão simples. ( ' ' )
*Uff
Aula enorme!
Mas bem informativa, né?

Nenhum comentário :

Postar um comentário