Image Map

23 maio 2015

CF: Alguém de sobrenome confusão (RookQueen)

Hey, honey!
Obrigada por pedir comigo e peço desculpas pela demora. Não costumo demorar muito, mas estive ocupada esses dias por causa do colégio.
Espero que goste da crítica e que te ajude. Caso contrário, refaça o pedido!
Clique em "mais informações" para ler

Sinopse:
"- Eu faria loucuras para te ver sorrir, seria capaz de tudo para lhe ter ao meu lado, eu quero você de todos os jeitos, de qualquer forma, só para mim- Disse ele.
Eu até acreditaria em suas palavras, se aquilo não fizesse parte do plano.

Classificação: +13
Categorias: Originais
Personagens: Indisponível
Gêneros: Amizade, Comédia, Romance
Avisos: Nenhum

Capítulos: 4 (6.446 palavras) | Terminada: Não
Publicada: 26/07/2014 às 23:35 | Atualizada: 06/09/2014 às 21:35


Aparência
Capa
A escolha das fotos foi muito boa e elas ficaram bem posicionadas. Gostei das fontes e cores do título, frase e créditos. Tudo combinou perfeitamente bem!
Nota: 1,5 de 1,5

Sinopse
Como você tirou a frase da história, o certo seria coloca-la entre parênteses.
Se a capa chamou a atenção para a história, a sinopse fez o efeito contrário. Uma sinopse não pode ser tão curta e apenas uma frase retirada da história. Precisa ser um resumo do que vai acontecer, sem dar spoilers desnecessários e que chame a atenção do leitor. Pode até ser a personagem narrando como você fez, mas precisa dar maiores informações.
Nota: 0,5 de 1,5

Nota de aparência: 2,0 de 3,0

Ortografia
-> Existem momentos em que você coloca vírgulas demais quando tem que colocar final e em outros que você não coloca nenhuma vírgula, deixando a frase seguir ininterrupta.
-> Tem partes em que você coloca palavras sem ter a necessidade. Exemplo: “o dia todo hoje estava ensolarado”. Não precisava ter colocado o “hoje”, pelo contexto já dá para entender do que se trata.
-> Cuidado com o tempo verbal. Você está escrevendo a maior parte do texto no passado, então não pode chegar e escrever uma frase no futuro como você fez em “eu chegarei ao meu quentinho e confortável apartamento”
-> A personagem é mulher, portanto coloque todos os verbos correspondentes no feminino. Você não fez isso em: “já estava sendo posto dentro de um carro”
-> “Preste a” não existe. Usa-se “prestes a”.
-> Cuidado com a acentuação de algumas palavras. Veículo é com acento agudo, assim como dilúvio, auxílio, líquido, entre outras palavras que você pôs sem.
-> Aproveito provém do verbo “aproveitar”. Quando você quer tirar uma vantagem da situação, diz-se que você quer tirar “proveito”.
-> Cavaleiro é a pessoa que monta um cavalo. Cavalheiro é uma forma de se dirigir a uma pessoa, o inverso de dama.
-> O hífen é usado para juntar duas palavras e a meia-risca para elementos enumerados em série como letras ou números, separando as extremidades de um intervalo e indicando ausência. Portanto, para indicar fala, usa-se o travessão.
-> Seguido do segundo travessão, quando escrevemos coisas como “ele disse”, é em letra minúscula, com exceção de nomes próprios. Exemplo: “Elena disse”.
-> “Se divertir às minhas custas” é o correto.
-> Quando você está gritando alguma coisa, coloque ponto de exclamação e não vírgula entre as palavras.
-> “Saiamos” é presente. “Saíamos” é passado.
-> “Partir” é infinitivo, “parti” é o verbo no passado.
-> Use uma palavra que ligue “Daqui” com “dois dias”. No caso, o “a”. Ficaria: “Daqui a dois dias”.
-> “Viajem” é o verbo viajar na terceira pessoal do plural, “viagem” é a palavra.
-> “Minhas economias daria” a última palavra tem que ser flexionada de acordo com a palavra anterior. Como ela está no plural, “daria” também precisa estar no plural.
-> “Estará” é o verbo no futuro. Nesse caso, use “estar”.
-> “Tivesse” é do verbo ter, “estivesse” do verbo estar.
-> “Iram” olha, eu nem sei se esse verbo existe. “Irão” é no futuro e “iriam” no passado.
-> “Por exemplo” sempre é posto entre vírgulas quando está no meio de uma frase e, quando está no início, coloca-se a vírgula após.
-> “Por que não aceitar” é uma pergunta. Sempre que tiver uma pergunta coloque ponto de interrogação.
-> Se eu explicar cada regra do uso da crase, essa crítica ficará enorme. Lhe aconselho a pesquisar.
-> “Mas” tem o mesmo significado de “porém”, “contudo” e “todavia”. “Mais” se refere a quantidade.
-> “Saia” é o verbo no imperativo (ou seja, uma ordem). “Saía” é no passado.
-> Quando se refere a “dar”, “dá” tem acento agudo.
-> Quando você está se dirigindo a uma pessoa, coloque vírgula. Isso não se aplica somente a nome próprio, também quando você elogia ou xinga uma pessoa. Exemplos: “Não comece, Elle”, “Como vai, linda?”, “Eu não acredito que você fez, sua vaca”
-> A frase começou no plural, coloque “pedia”, “tentava” e “tirava” no plural também.
-> A palavra se escreve “desembarque”.
-> As pessoas costumam escrever “quer dizer” nesse contexto, mas o correto seria “quero dizer” já que a personagem quem quer dizer e não outra pessoa.
-> “Se não” é usado no sentido de “caso não” e “quando não”. “Senão” é usado no sentido de “porém”, “a não ser”, “mas sim”, “mas também”, “do contrário”, “caso contrário” e “de outro modo”.
-> “Veículos” está no masculino, portanto “outros” também deve estar.
-> “E” e vírgula tem basicamente o mesmo sentido. Usa-se a vírgula para substituir o “e”, então não use “, e”. Ou use a vírgula ou use o “e”.
-> Evite colocar ponto de interrogação e exclamação juntos.
-> “Incomodo” é do verbo “incomodar”, a palavra é “incômodo”.
-> “Ele e seu pai retiravam”, pois são duas pessoas fazendo a ação.
-> “Intenção”.
-> “Por quê” é usado apenas em final de frase.
Nota: 2,0 de 4,0

Crítica final
Eu gostei muito da temática da sua fanfic. Algumas pessoas podem até considerar clichê, mas o clichê é a alma da história. Impossível você fugir cem por cento do clichê.  O modo que você escreveu me envolveu completamente. Só tome cuidado, o clichê é bom, mas não exageradamente. Faça algo que surpreenda a todos, que ninguém jamais pudesse imaginar lendo os primeiros capítulos. Corrija os erros ortográficos e volte a escrever (eu percebi que você não atualiza há, pelo menos, seis meses).
Nota: 3,0 de 3,0

Nota final: 7,0 de 10,0

Gostaria de lhe lembrar que a minha intenção, de modo algum, é de ofender. Se o fiz em algum momento, peço minhas sinceras desculpas por isso. Diga nos comentários o que achou da crítica! A sua opinião é importante para me ajudar a melhorar.

2 comentários :

  1. Coração, eu adorei a sua critica, achei está super 10. Você percebe detalhes que nem havia se passado por minha cabeça, achei super fantástico, além da sinceridade sua.
    Acredito que essas criticas servem de crescimento, muito obrigada, acho que acertei em ter feito a critica com você. Mais uma vez obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se é uma crítica, você acaba tendo um olho mais sensível para algumas coisas. Entretanto, não consigo fingir que gosto de uma fanfic que não está boa e isso faz com que alguns clientes fiquem "aborrecidos". Todos erramos, o que importa é admitir que erramos e aprender com eles ;)
      Eu quem agradeço por ter pedido comigo e fico feliz que tenha lhe ajudado.

      Excluir