Image Map

06 agosto 2015

Entrega de Dicas Para Sinopse!

Hello peopus de my life! Me pediram (tem um tempinho já e.e) para fazer algumas dicas de sinopse para vocês, amores de my life que vivem nesse mundo das fanfics. Eu dividi as dicas em: modos de se escrever e dicas.
Então let's go? Let's!

Modo número 1: Resumo
Se você já fez um pedido de sinopse neste ou em outros blogs, você já deve saber que tem de enviar um resumo bem detalhado da sua estória, certo? Então, esse modo de sinopse consiste basicamente nisso: Para se escrever uma sinopse com resumo, é importante selecionar apenas alguns fatos iniciais, sem (de preferência) revelar o final de sua estória. Esse tipo de sinopse pode ser escrito tanto em primeira quanto em terceira pessoa.
Exemplos:
Resumo da estória:
Miguel vem de uma família muito rica, e é em um intercâmbio para a Austrália que ele conhece a garçonete Julia Davis. No começo, ele não presta muita atenção nela, mas com o passar do tempo eles dois vão se aproximando. Os dois tornam-se muito amigos, e Julia passa a confiar em Miguel para tudo... Ou pelo menos ele acreditava que sim. Chega o dia da volta de Miguel para o Brasil, e é quando os dois trocam contatos.
Miguel e Julia conversam todos os dias, pelos três meses seguintes, e ele a ajuda a superar a morte dos pais em um acidente de carro enquanto ela o ajuda a pedir a namorada, Mikaela, em casamento. Então algo de errado acontece, e Julia para de se comunicar com ele. Pensando ser um momento pessoal em que a moça não queria manter contato, Miguel não a procura pelos próximos meses, quando uma amiga de Julia liga para ele, perguntando por noticias dela. 
Preocupados, Miguel e Mikaela viajam de volta à Austrália, mas nada encontram além das coisas reviradas de Julia. Depois de uma longa e cansativa procura, descobrem que Julia estava procurando pela gangue que assassinara seus pais, mas acabara descobrindo mais do que devia e tivera de fugir às pressas. Os dois vão parar na França, onde encontram Julia escondida e decidem ajudá-la em seus planos.
A jornada termina, Miguel e Mikaela se casam e Julia torna-se uma policial. Os três continuam amigos.
Sinopse em primeira pessoa:
De onde estou agora, é difícil acreditar que a maior aventura de minha vida poderia simplesmente não ter acontecido se eu tivesse ignorado Julia Davis. Eu sempre vivi no meio de pessoas muito ricas, e decidi que deveria dar um tempo na faculdade e me afastar daquilo por um tempo, então fui fazer um intercâmbio para a Austrália, um país que sempre tive vontade de visitar. Lá eu conheci Julia, que era uma garçonete na época e nós dois nos tornamos muito amigos, eu podia confiar nela para tudo.
Quando voltei para o Brasil nossa amizade continuou a mesma, apesar de que as coisas na vida dela não iam tão bem como iam na minha. Até que um dia ela simplesmente parou de atender minhas chamadas ou de responder as mensagens que eu enviava. Estranhei, mas Mikaela, minha noiva na época, achou que ela deveria estar muito ocupada. Eu realmente acreditei nisso, mas foi quando uma das amigas de Julia me ligoju, avisando que ela havia desaparecido. Foi nesse momento que minha vida mudou para sempre. 
Sinopse em terceira pessoa:
Miguel de Carvalho decide que uma mudança de ares faria bem, e embarca em um intercâmbio. Chegando na Austrália, ele conhece e torna-se amigo de Julia Davis, uma garota aparentemente comum. Miguel volta ao Brasil, e ele e Julia mantêm contato pelos três meses seguinte, ajudando um ao outro nas dificuldades que encontram pelo caminho. Um dia, porém, Julia para de entrar em contato com ele, e Miguel pensa que não deveria ser nada demais, até que uma amiga dela o procura para notificar seu desaparecimento. 
Miguel, acompanhado de sua noiva, Mikaela Marques, vai atrás da amiga, em uma aventura que mudaria sua vida para sempre.
  
Modo dois: "Trailer"
Esse modo é pouco convencional, e é recomendado apenas para quem tem a fanfic já terminada, ou tem o planejamento dela completo em mente. Ele consiste em alternar narrativa e falas do texto, e é preferencialmente escrito em terceira pessoa.
Exemplo:
Resumo:
Miguel vem de uma família muito rica, e é em um intercâmbio para a Austrália que ele conhece a garçonete Julia Davis. No começo, ele não presta muita atenção nela, mas com o passar do tempo eles dois vão se aproximando. Os dois tornam-se muito amigos, e Julia passa a confiar em Miguel para tudo... Ou pelo menos ele acreditava que sim. Chega o dia da volta de Miguel para o Brasil, e é quando os dois trocam contatos.
Miguel e Julia conversam todos os dias, pelos três meses seguintes, e ele a ajuda a superar a morte dos pais em um acidente de carro enquanto ela o ajuda a pedir a namorada, Mikaela, em casamento. Então algo de errado acontece, e Julia para de se comunicar com ele. Pensando ser um momento pessoal em que a moça não queria manter contato, Miguel não a procura pelos próximos meses, quando uma amiga de Julia liga para ele, perguntando por noticias dela. 
Preocupados, Miguel e Mikaela viajam de volta à Austrália, mas nada encontram além das coisas reviradas de Julia. Depois de uma longa e cansativa procura, descobrem que Julia estava procurando pela gangue que assassinara seus pais, mas acabara descobrindo mais do que devia e tivera de fugir às pressas. Os dois vão parar na França, onde encontram Julia escondida e decidem ajudá-la em seus planos.
A jornada termina, Miguel e Mikaela se casam e Julia torna-se uma policial. Os três continuam amigos.
Sinopse: 
A vida consiste em escolhas, desde as pequenas até as grandes, e todas tem sua devida importância. Às vezes, pequenas escolhas tem grandes consequências, e você não sabe se encontrou uma dessas até que seja tarde demais.
Quando Miguel de Carvalho conhece Julia Davis em uma viagem, opta por ser amigo dela. Talvez, naquela época, ele não soubesse o quanto as consequências de sua escolha seriam enormes.
••• 
"Promete que vamos nos falar todos os dias?"

"Se você não me ignorar, é claro." 
••• 
Eles mantêm contato, e dividem informações, e parece que tudo está indo bem
••• 
"Eles morreram, mal consigo acreditar nisso..."
"Você tem de superar, Ju"
"Mas como diabos é que eu devo fazer isso?" 
"Com minha excepcional ajuda, é claro"
"Olha, ele é um palhaço! Hahaha"
••• 
Até que um dia ela simplesmente para de responder
••• 
"Mik, eu estou achando isso muito estranho. Tem semanas que a Julia não me responde"
"Ela deve estar só ocupada, querido. Relaxa um pouco"
••• 
E Miguel descobre que ela desapareceu
••• 
"Como assim, sumiu?"
"Sumindo, horas! Não vai mais ao trabalho, nem fala com ninguém. O porteiro dela me disse que tem semanas que não a vê. Pensei que tivesse ido te ver, ou te falado algo"
••• 
Então, ele decide ir procurá-la
••• 
"Onde é que você pensa que vai?"
"Eu vou achar a Julia"
"Me espere que eu vou com você"
••• 
Mas, será que vai conseguir encontrá-la à tempo?

Dica número 1:
Verifique sempre se a ortografia está correta. De preferencia, escreva em algum lugar com corretor ortográfico e verifique antes de postar (preste bem atenção nas palavras que soam iguais mas se escrevem de forma diferente e nos acentos), sinopses com ortografia errada muitas vezes afastam leitores. Ah! E não se esqueça de não colocar abreviações em sua estória. Fanfics são textos formais, e coisas como "vc" e "n" devem apenas aparecer em mensagens de texto.

Dica número 2: 
Escolha um estilo de sinopse que combine com você e com sua fic, e apenas escreva na sinopse fatos que você sabe que vão acontecer. Por exemplo, não coloque na sinopse que João mata Maria e na fic que Maria mata João.

Dica número 3:
Confiança é sempre necessária. Coisas como "sinopse bosta fanfic legal" ou "n sei fazer sinopse" não pegam bem. Não gostou? Refaça até ficar de seu agrado, ou então peça ajuda.
   
Espero ter ajudado ^^
Kisses,

Nenhum comentário :

Postar um comentário