Image Map

06 agosto 2015

CF: My Foolish Heart (Sabrina, Amanda Katiane, Beatriz Mikaelson)


Hey, sweet!
Espero que goste da crítica! Desculpe pela demora. Problemas na internet, whatever.
Clique em "mais informações" para a ler a crítica.
Fanfic criticada here.

Aparência
Capa
A foto da Nina ficou comprimida demais e não sei se a foto escolhida já era MQ ou se a qualidade realmente diminuiu por causa dos efeitos. Isso afeita a capa por inteiro! Gostei de tudo na foto do Ian, desde os efeitos até o posicionamento e escolha.
Se há texturas, eu não saberia dizer, mas consigo ver claramente os brushes usados pela designer. O das flores ao lado do Ian ficou em efeito translúcido e transparente, eu gostei disso. Entretanto há outro brush que você consegue ver claramente, essas voltas da capa. Novamente, do lado do Ian ficou no tom exato, mas do lado da Nina ficou visível demais e destoou um pouco da cor.
Eu fico me perguntando se a designer tem algum preconceito com a Nina :p
Bem, deixando a brincadeirinha de lado, vamos falar das fontes para encerrar. A fonte usada nos créditos de autoria e design ficou simples demais. Até curti a fonte de título, o efeito de claridade (que também deu certa cor) no "Heart" com certeza chamou a minha atenção.
Entretanto, o "My" ficou completamente invisível para mim, ele dá de encontro com o brush que tem a mesma cor. A do "Foolish" me deixou muito um pouco dividida. Gostei da fonte e de como combinou com a debaixo, contudo... A cor ficou muito parecida com a do resto da capa, não dá o destaque que o título de uma fanfic merece.
Nota: 0,8 de 1,5

Sinopse
-> "terminou o ensino médio a algum tempo". algum tempo. Se trata de quantidade de tempo passado.
Gostei da forma como você resumiu os fatos. Sempre se atendo a história que rodeia a personagem e nomeando os que lhe acompanham. É uma mistura bem criativa, entretanto não diria que é um crossover de "Cinderela" e "Monte Carlo". The Vampire Diaries tem isso das doppelgängers. Você pode ter tirado a ideia de Monte Carlo, é diferente.
Sinceramente, creio que não tem nada a ver. O pai morreu, ela trabalha na lanchonete, mora com a madrasta e a meia-irmã. Cinderela? Sim, mas ao mesmo tempo não. É só isso que se parece! Não tem essa de baile, príncipe, sapato perdido...
A mistura de tempos verbais nessa sinopse me deixou bem desorientada enquanto lia.
Nota: 1,1 de 1,5

Nota de aparência: 1,9 de 3,0

Ortografia
-> Bem, já disse na sinopse: você mistura passado com presente na hora da narração.
-> O uso do ponto e vírgula é diferente do da vírgula.
-> Tente não deixar os parágrafos grandes.
-> "às 16:30h da tarde". Desnecessário. Não existe 16 da manhã.
-> Quando você está falando com uma pessoa e cita o nome, sobrenome ou apelido dela, coloque vírgula. "Oi, Bonnie".
-> Couro ≠ Coro.
-> Da ≠ Dá.
-> "era Dona de uma". Em letra minúscula.
-> "vai aqui daqui a pouco". Vem aqui.
-> Saia ≠ Saía.
-> "Senhora" é uma nomenclatura apenas. Letra minúscula.
-> Espera ≠ Esperar.
-> De acordo com a nova regra ortográfica, não existe mais trema ¨ Palavras antes escritas com ela, agora são escritas sem.
-> "Óbvio" tem acento agudo.
-> Caiam ≠ Caíam.
-> Quando ele parar de falar e voltar, coloque travessão.
-> "Aliás" tem acento.
-> Repito o conselho da sinopse. .
-> Um conselho que dou para todas as fanfics que critico: tente não colocar link de roupas. Deixe os leitores imaginarem como é através da descrição que você dá.
-> Ai ≠ Aí.
-> Vem sempre espaço após pontuação.
-> Sai ≠ Saí.
Nota: 3,3 de 4,0

Crítica final
Confesso que quando li a sinopse fiquei muito pé atrás com a sua fic, mas começando a ler... Me agradou. Amei o jeito como retrata a história, você parece segura com o que escreve. A mistura parece maluca no começo, mas você fez essa mistura ficar perfeita. Sério! Mega apaixonada pela sua história.
Nota: 3,0 de 3,0


Nota final: 8,2 de 10,0.

3 comentários :

  1. Como sempre uma ótima crítica.
    Primeiramente, sobre a capa: Eu realmente fiquei meio receosa em colocá-la porque também não achei muito... Bem... TCHAM para a fic. A foto da Nina era em HQ. Eu e minhas co-autoras também achamos muito comprimida a foto da Nina. Mas, pode ser que eu mude-a. Huehue.
    Sobre a sinopse: Acabei de mudar o "tempo" em que ela se passa. Só agora percebi meu erro. :3
    Eu sempre tive esses problemas, mas pretendo mudar isso treinando mais.
    Assim, eu tive a ideia da história juntando os dois filmes (Cinderela e Monte Carlo), huehuehue. Na verdade, Katherine nem seria a modelo. Só depois eu fui me lembrar que ela existia e que seria perfeita para o papel; acredita? Ashuashua.
    Bem, eu gostei da crítica e ela foi bem construtiva para mim (e para minhas co-autoras <3). Muito obrigada! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, meu pai haha
      Realmente, Katherine divando.
      Tempo verbal é assim... Se aprende com o tempo. É complicado e bem comum as pessoas confundirem.
      Vem cá, como é que vocês fazem para escrever a fanfic juntas? Minha primeira fanfic eu tinha uma co-autora, mas no final eu quem fazia o trabalho todo haha
      Até porque cada uma tem um jeito diferente de narrar, mas não percebi diferença nenhuma no que li.

      Excluir
  2. Huehuehue.
    Bem, é bem louco escrever em conjunto.
    Na maioria das vezes, tentamos nos juntar (já que moramos na mesma cidade).
    Mas, quando nos encontramos, é como se a criatividade fosse embora e nós começamos a assistir vídeos de TVD (ashuashuashua) e acabamos nos esquecendo de escrever.
    Então, nós dividimos. Cada uma faz dois capítulos. Quando uma escreve, mostra o capítulo para o restante e todas fazemos um tipo de... Ajuste. Sempre consertando aqui, mudando ali. Até que conseguimos. Nem sei como não muda a narração, mas... Sai assim. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir